facebook  facebook  facebook 

Dentistas Brasil
Inglês
  • Mau Hálito Tem Tratamento!

    No dia 22 de Setembro a ABHA (Associação Brasileira de Halitose) realiza uma campanha de âmbito nacional, onde seus membros vis...

    Beatriz Alhanati

    Escrito pela
    Dra. Beatriz Alhanati
    Mau Hálito Tem Tratamento!
  • Fim do medo de Dentista

    Hoje em dia existem vários métodos que estão sendo criados para diminuir o medo de dentista que as pessoas têm. Esse med...

    Renata Gontijo

    Escrito pela
    Dra. Renata Gontijo
    Fim do medo de Dentista
  • Tratamento da Retração Gengival – Tecnologia ao Seu Alcance

    Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, a odontologia foi enormemente beneficiada, assim como seus pacientes, ...

    Andrea Melo

    Escrito pela
    Dra. Andrea Melo
    Tratamento da Retração Gengival – Tecnologia ao Seu Alcance
  • CEREC 3D Sistema Moderno e Tecnológico na Odontologia

    CEREC 3D A nova CEREC Bluecam capta imagens altamente detalhadas usando um diodo azul com poderosos emissores de luz (LED)...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    CEREC 3D Sistema Moderno e Tecnológico na Odontologia
  • Sua Prótese Inferior Não Segura? Nós Temos a Solução!

    A principal queixa do paciente que perdeu seus dentes inferiores é com relação a instabilidade de sua prótese total, r...

    Robert Lima

    Escrito pelo
    Dr. Robert Lima
    Sua Prótese Inferior Não Segura? Nós Temos a Solução!
  • Sobre a Técnica do Implante Dentário All-on-4

    O tratamento All-on-4 foi concebido para oferecer ao paciente que faz uso de próteses totais, uma prótese fixa de arcada comp...

    Alexei Cavalcanti

    Escrito pelo
    Dr. Alexei Cavalcanti
    Sobre a Técnica do Implante Dentário All-on-4
  • Implantes Dentários na Terceira Idade

    A perda dos dentes naturais não é motivo de desespero. A Odontologia oferece procedimentos avançados de implantes dentá...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    Implantes Dentários na Terceira Idade
  • Próteses Dentárias

    Os especialistas em próteses dentárias, buscam resolver os problemas causados pela perda de dentes. As ...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    Próteses Dentárias
  • Sorriso Remodelado

    No passado, a restauração dental só podia ser feita em metal que, embora seja eficiente, proporciona aos dentes uma cor escura...

    Esther Klein

    Escrito pela
    Dra. Esther Klein
    Sorriso Remodelado
  • Reabilitação Oral em Pacientes Periodontais

    A solução reabilitadora ideal a ser escolhida quando o paciente já sofreu de doença periodontal avançada sempre ...

    Thiago Gallicchio

    Escrito pelo
    Dr. Thiago Gallicchio
    Reabilitação Oral em Pacientes Periodontais
 



Simdoctor - Sistema para clínicas e doutores

Próteses Dentárias

Próteses Dentárias

Os especialistas em próteses dentárias, buscam resolver os problemas causados pela perda de dentes.

As próteses dentárias substituem os dentes  faltantes. As próteses dentárias são confeccionadas com materiais diversos, devendo desta forma devolver a capacidade mastigatória, a estética e prevenir ou mesmo remediar problemas coma articulação.

Estas próteses dentárias podem ser unitárias, parciais ou totais e são apoiadas em raízes,  dentes  ou implantes e mesmo sobre a gengiva,  no caso das dentaduras. Podem ser ainda prótese fixa ou removível.

Cada prótese dentária tem sua aplicação a solução adequada deve ser eleita pelo cirurgião dentista junto com o paciente considerando os diversos fatores do tratamento.

Prótese sobre implantes

Prótese dentária sobre implantes são dentes colocados sobre os implantes após 3 meses de osteointegração. Nestes 3 meses, o osso vai se depositando em volta da superfície de titânio do implante para que ele fique fixo e não solte mais.

Hoje, em alguns casos de prótese dentária pode-se fazer a colocação imediata do dente logo após a colocação do implante. São casos isolados ainda, onde a qualidade do osso é bastante forte, e ao rosquear o implante, consegue-se chegar a 40 Newton de força sem ele se mover.

Em casos de fraturas de raiz do dente, é possível extraí-lo e colocar a prótese sobre implante na mesma sessão. Este diagnóstico é feito cuidadosamente pelo especialista.

Perda de apenas um dente

 

A prótese dentária unitária sobre um implante é a maneira mais simples de reabilitação, preservando seus dentes vizinhos. Neste caso, os dentes voltam a ter aspecto natural, possibilitando o uso de fio dental.

 

A outra maneira seria a ponte fixa onde os dentes naturais vizinhos seriam desgastados, encapados para segurar o dente faltante. Nesta opção, os 3 dentes seriam unidos e não daria para limpar com uso de fio dental.

O dente faltante fica suspenso apoiado na gengiva e preso nos dentes vizinhos.

Perda  de dois ou mais dentes

Quando há perda de dois ou mais dentes,  a melhor opçãode prótese dentária é tentar recolocar dente a dente, uma prótese fixa para cada dente, ou seja, teremos um implante dentário para cada dente faltante.
Isso facilita a higiene oral do paciente com o uso do fio dental. Mesmo tendo falta de 2 ou 3 dentes um do lado do outro, eles serão colocados um a um, e o paciente poderá usar o fio dental  entre eles.

Perda  de todos  os dentes

No caso de perda de todos os dentes, geralmente o paciente faz uso de dentadura, e pode escolher pela prótese dentária totalmente fixa ou removível, desde que o paciente retire para limpar.

Saiba mais sobre a prótese totalmente fixa e ponte fixa.

Prótese Totalmente Fixa sobre implantes

Este é o verdadeiro caso da prótese dentária fixa, ou dentadura fixa. Serão colocados 6 implantes na arcada superior ou inferior, onde sustentará de 12 a 14 dentes unidos.

Esta prótese fixa é bastante resistente, pois sobre  estes  6  implantes faz-se  uma  barra  de  titânio  onde  a  porcelana  será  fixada,  dando resistência e estética.

É necessário o uso de provisórios sobre os implantes, para que o especialista neste momento consiga recuperar as dimensões perdidas pela dentadura antiga, e que o paciente veja antes como vai ficar a definitiva.

Neste tempo, o paciente vai acostumando com o céu da boca livre, e com o seu novo modo de falar, e tem a opção de querer mudar o formato dos dentes, o tamanho e a cor. Após este tempo de treinamento, é só terminar a prótese dentária em porcelana.

Prótese Removível sobre implante

Muito eficaz para os pacientes que não possuem condições de colocar os 6 implantes na estrutura óssea. Neste caso, são colocados apenas 3 implantes, onde uma barra de ouro será aparafusada neste 3 implantes, e 4 clipes internos irão  segurar nestas aletas.

É preciso retirar a prótese dentária apenas uma vez por dia para limpeza, e mesmo sendo removível, os movimentos na mastigação são mínimos, sem comparação com a prótese dentária total convencional.

Este tipo de prótese dentária, é perfeita para casos inferiores, onde a dentadura não para, e o superior uma dentadura convencional.

A manutenção destas  próteses dentárias é de 2 em 2 anos, repondo internamente com resina a reabsorção óssea neste período.

Este artigo é apresentado por...

Dr. Fabio Browne

Com mais de 20 anos de experiência, Dr. Fabio Browne é um renomado cirurgião-dentista. Possui pós-graduação em Periodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com mini-residência em Prótese Periodontal na Universidade da Pennsylvania School of Dental Medicine, nos EUA. Dr. Fabio Browne é também mestre em Implantodontia pela Universidade Camilo Castelo Branco em Campinas, São Paulo.

Outros artigos de Fabio Browne

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Voltar

 
Encontre dentistas no Brasil
Dentistas Brasil Contato | Aviso Legal | Política de Privacidade | Termos de Serviços | Links | ©2007 - 2018 Dentistas Brasil