facebook  facebook  facebook 

Dentistas Brasil
Inglês
  • Mau Hálito Tem Tratamento!

    No dia 22 de Setembro a ABHA (Associação Brasileira de Halitose) realiza uma campanha de âmbito nacional, onde seus membros vis...

    Beatriz Alhanati

    Escrito pela
    Dra. Beatriz Alhanati
    Mau Hálito Tem Tratamento!
  • Tratamento da Retração Gengival – Tecnologia ao Seu Alcance

    Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, a odontologia foi enormemente beneficiada, assim como seus pacientes, ...

    Andrea Melo

    Escrito pela
    Dra. Andrea Melo
    Tratamento da Retração Gengival – Tecnologia ao Seu Alcance
  • Reabilitação Oral em Pacientes Periodontais

    A solução reabilitadora ideal a ser escolhida quando o paciente já sofreu de doença periodontal avançada sempre ...

    Thiago Gallicchio

    Escrito pelo
    Dr. Thiago Gallicchio
    Reabilitação Oral em Pacientes Periodontais
  • Odontologia, Saúde e Bem Estar

    O Espaço Karuã é uma idéia que une um conceito único de qualidade de vida, saúde e bem estar. Atrav...

    Alessandra  Brasil

    Escrito pela
    Dra. Alessandra Brasil
    Odontologia, Saúde e Bem Estar
  • Próteses Dentárias

    Os especialistas em próteses dentárias, buscam resolver os problemas causados pela perda de dentes. As ...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    Próteses Dentárias
  • CEREC 3D Sistema Moderno e Tecnológico na Odontologia

    CEREC 3D A nova CEREC Bluecam capta imagens altamente detalhadas usando um diodo azul com poderosos emissores de luz (LED)...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    CEREC 3D Sistema Moderno e Tecnológico na Odontologia
  • Sobre a Técnica do Implante Dentário All-on-4

    O tratamento All-on-4 foi concebido para oferecer ao paciente que faz uso de próteses totais, uma prótese fixa de arcada comp...

    Alexei Cavalcanti

    Escrito pelo
    Dr. Alexei Cavalcanti
    Sobre a Técnica do Implante Dentário All-on-4
  • Sua Prótese Inferior Não Segura? Nós Temos a Solução!

    A principal queixa do paciente que perdeu seus dentes inferiores é com relação a instabilidade de sua prótese total, r...

    Robert Lima

    Escrito pelo
    Dr. Robert Lima
    Sua Prótese Inferior Não Segura? Nós Temos a Solução!
  • Sorriso Remodelado

    No passado, a restauração dental só podia ser feita em metal que, embora seja eficiente, proporciona aos dentes uma cor escura...

    Esther Klein

    Escrito pela
    Dra. Esther Klein
    Sorriso Remodelado
  • Implantes Dentários na Terceira Idade

    A perda dos dentes naturais não é motivo de desespero. A Odontologia oferece procedimentos avançados de implantes dentá...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    Implantes Dentários na Terceira Idade
 



Atendimento Online
(Para Dentistas):

My status

Cirurgia Ortognática

>> Clique aqui e procure por um especialista em Cirurgia Ortognática <<


O que é Cirurgia Ortognática?

Cirurgia ortognática consiste em um procedimento cirúrgico que modifica a posição das mandíbulas.

O propósito da cirurgia ortognática é corrigir as possíveis deformidades da mandíbula, que afetam a aparência e até a saúde do paciente. Comparativamente, é possível dizer que da mesma forma que a ortodontia modifica a posição dos dentes, a cirurgia ortognática atua modificando as mandíbulas.

Geralmente, a cirurgia ortognática, ou cirurgia maxilar é combinado com um tratamento ortodôntico, uma vez que mover as mandíbulas também significa mover os dentes. Na maioria dos casos, o aparelho ortodôntico é utilizado após o procedimento cirúrgico, para que os dentes e a mordida possam ser realinhados.

Cirurgia ortognática é recomendada para pessoas que apresentem problemas na mordida, na arcada dentária ou que possuam um posicionamento incorreto das mandíbulas. Em muitos casos, desequilíbrio entre as mandíbulas aparece como conseqüência da falta de sincronia entre crescimento da mandíbula superior com o da inferior.

Quando é necessário Cirurgia Ortognática?

Os desequilíbrios faciais mais comuns que podem ser melhoradas com a cirurgia ortognática são:

- Mandíbulas/queixo grandes demais

- Mandíbulas/queixo muito pequenos

- Queixo projetado para dentro

- Aparência desproporcional da face

- Dor crônica nas mandíbulas

- Mordida aberta, onde os dentes superiores e inferiores não se encaixam

- Dificuldades na mastigação, na mordida ou deglutição

- Problemas na fala

- Maçãs do rosto “afundadas”

- Lesões ou problemas de nascença que afetem as mandíbulas

- Desgaste excessivo dos dentes

Em alguns casos, somente um especialista é capaz de diagnosticar esses problemas.

Uma avaliação cautelosa deve ser feita por um ortodontista ou cirurgião maxilofacial, para que ele possa decidir se há necessidade de intervenção cirúrgica. Geralmente,  a cirurgia ortognática envolve três profissionais: Um cirurgião oral, um maxilofacial e um ortodontista.

Alguns casos requerem um prévio alinhamento dos dentes com o auxílio do aparelho ortodôntico. Depois que os dentes foram reposicionados, o cirurgião maxilofacial iniciará o tratamento das mandíbulas. Esse tratamento pode inclusive ser feito simultaneamente com o uso do aparelho ortodôntico.

Como é feita a cirurgia Ortognática?

O procedimento de cirurgia ortognática geralmente dura entre 3 e 4 horas e é feito sob anestesia geral. Ambas as mandíbulas podem ser operadas no mesmo procedimento, Osteotomia Bi-maxilar, ou um de cada vez.

As incisões da cirurgia ortognática serão feitas dentro da boca, de modo que os ossos das mandíbulas superiores e inferiores, fiquem expostos. O cirurgião maxilofacial então corta o osso da(s) mandíbula(s), remove ou acrescenta osso na área em questão, até que as mandíbulas estejam corretamente estruturadas e posicionadas.

Depois de completar o processo de realinhamento das mandíbulas, o cirurgião maxilofacial irá fixá-las novamente com o auxílio de fios, chapas e parafusos.

A recuperação

O procedimento de cirurgia ortognática requer de 1 a 3 dias de internação hospitalar.

Na primeira semana após a cirurgia ortognática, é preciso tomar cuidados especiais. O paciente precisa manter uma dieta líquida nos primeiros dias após a cirurgia e introduzir lentamente comidas macias até voltar a comer normalmente. É preciso seguir corretamente a dieta para garantir uma melhor recuperação.

Medicamento para dor e profilaxia com antibióticos também serão prescritos. Algumas reações como inchaço e leve descoloração facial podem ocorrer. Exercícios físicos pesados não devem ser praticados antes do primeiro mês de recuperação. Dependendo da extensão da cirurgia ortognática, o processo de recuperação pode levar apenas algumas semanas, ou pode se estender por até um ano. O inchaço costuma desaparecer nas primeiras semanas após a cirurgia, mas pode também permanecer, ainda que menos aparente, por alguns meses.

Geralmente, a recuperação de uma cirurgia ortognática é mais rápida do que a cirurgia do siso impactado. Os resultados esperados após uma cirurgia ortognática incluem uma aparência mais equilibrada do rosto, além de melhora significativa na fala e na saúde em geral.

Essa cirurgia também pode ser chamada de cirurgia facial, por mexer com a aparência da face.  Também melhora a mordida e a mastigação do paciente. O cirurgião irá acompanhar o processo de recuperação, com o intuito de assegurar que as alterações permaneçam e também para garantir que não há infecção na região.

Informações adicionais

Caso essas desproporções faciais não sejam tratadas, não apenas a aparência, mas também a saúde pode ser afetada. Problemas como dificuldades na mordida, na mastigação, no encaixe dos dentes e até na fala poderão surgir. A saúde dental e da articulação mandibular também estarão em risco.

Muitas pessoas são motivadas a tratar suas desproporções faciais por razões estéticas, já que o procedimento proporciona um rosto mais balanceado.

A cirurgia ortognática também aumenta a passagem de ar, sendo bastante eficaz em casos de apnéia do sono.



Voltar

 
Encontre dentistas no Brasil
Dentistas Brasil Contato | Aviso Legal | Política de Privacidade | Termos de Serviços | Links | ©2007 - 2011 Dentistas Brasil