facebook  facebook  facebook 

Dentistas Brasil
Inglês
  • CEREC 3D Sistema Moderno e Tecnológico na Odontologia

    CEREC 3D A nova CEREC Bluecam capta imagens altamente detalhadas usando um diodo azul com poderosos emissores de luz (LED)...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    CEREC 3D Sistema Moderno e Tecnológico na Odontologia
  • Próteses Dentárias

    Os especialistas em próteses dentárias, buscam resolver os problemas causados pela perda de dentes. As ...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    Próteses Dentárias
  • Implantes Dentários na Terceira Idade

    A perda dos dentes naturais não é motivo de desespero. A Odontologia oferece procedimentos avançados de implantes dentá...

    Fabio Browne

    Escrito pelo
    Dr. Fabio Browne
    Implantes Dentários na Terceira Idade
  • Tratamento da Retração Gengival – Tecnologia ao Seu Alcance

    Com os avanços tecnológicos das últimas décadas, a odontologia foi enormemente beneficiada, assim como seus pacientes, ...

    Andrea Melo

    Escrito pela
    Dra. Andrea Melo
    Tratamento da Retração Gengival – Tecnologia ao Seu Alcance
  • Sobre a Técnica do Implante Dentário All-on-4

    O tratamento All-on-4 foi concebido para oferecer ao paciente que faz uso de próteses totais, uma prótese fixa de arcada comp...

    Alexei Cavalcanti

    Escrito pelo
    Dr. Alexei Cavalcanti
    Sobre a Técnica do Implante Dentário All-on-4
  • Sua Prótese Inferior Não Segura? Nós Temos a Solução!

    A principal queixa do paciente que perdeu seus dentes inferiores é com relação a instabilidade de sua prótese total, r...

    Robert Lima

    Escrito pelo
    Dr. Robert Lima
    Sua Prótese Inferior Não Segura? Nós Temos a Solução!
  • Reabilitação Oral em Pacientes Periodontais

    A solução reabilitadora ideal a ser escolhida quando o paciente já sofreu de doença periodontal avançada sempre ...

    Thiago Gallicchio

    Escrito pelo
    Dr. Thiago Gallicchio
    Reabilitação Oral em Pacientes Periodontais
  • Odontologia, Saúde e Bem Estar

    O Espaço Karuã é uma idéia que une um conceito único de qualidade de vida, saúde e bem estar. Atrav...

    Alessandra  Brasil

    Escrito pela
    Dra. Alessandra Brasil
    Odontologia, Saúde e Bem Estar
  • Sorriso Remodelado

    No passado, a restauração dental só podia ser feita em metal que, embora seja eficiente, proporciona aos dentes uma cor escura...

    Esther Klein

    Escrito pela
    Dra. Esther Klein
    Sorriso Remodelado
  • Fim do medo de Dentista

    Hoje em dia existem vários métodos que estão sendo criados para diminuir o medo de dentista que as pessoas têm. Esse med...

    Renata Gontijo

    Escrito pela
    Dra. Renata Gontijo
    Fim do medo de Dentista
 



Atendimento Online
(Para Dentistas):

My status

Periodontia

>> Clique aqui e procure por um especialista em Periodontia <<

A Periodontia - Especialidade que estuda e controla as infecções da Gengiva

A periodontia estuda os tecidos normais e as doenças dos tecidos, sistema de implantação e suporte dos dentes. O tratamento da periodontia cuida da gengiva inflamada, que pode ter inflamação crônica. Um dos sinais de gengivas inflamadas pode ser o sangramento da gengiva no ato da escovação, ou com o uso do fio dental.

A palavra periodontia significa “perio” = em volta de, e “dontia” = dentes. Compreende os tecidos da gengiva, do ligamento periodontal, do cemento radicular e do osso alveolar. A gengiva é o tecido que reveste o osso que sustenta os dentes.

Em virtude da má higiene, do fumo, do stress, da imunodeficiência e de maus hábitos alimentares, a gengiva fica fragilizada às infecções decorrentes de bactérias. O ligamento periodontal é composto por fibras colágenas que ligam os dentes ao osso alveolar. É formado pelas fibras de Sharpey.

Comunica-se através de canais vasculares com os espaços medulares do osso alveolar próprio. O cemento radicular é um tecido que recobre a raiz do dente.

Não possui vasos sanguíneos, linfáticos, inervação e não é remodelado, mas permanece em contínua deposição. O osso alveolar é formado com parte da mandíbula e maxilar que são suporte dos dentes. Sua principal função é distribuir e reabsorver as forças geradas pela mastigação e outros contatos dentais.

A Periodontia é a especialidade que trata da periodontite estudando a gengiva e os tecidos moles da boca. O objetivo do tratamentoé estabilizar evitando as perdas dos dentes e assegurar que o paciente não volte a ter novos problemas de periodontite.

O que é doença periodontal?

A doença periodontal ou periodontite é uma infecção bacteriana que afeta as fibras de inserção (gengiva) e afeta o osso de suporte que mantêm os dentes alinhados na boca, dando harmonia ao seu sorriso.

Por que fazer um exame de periodontite?

Para se prevenir de doenças mais graves. Um exame de periodontite é a forma fácil de determinar como está sua saúde bucal. No exame, uma micro sonda é inserida entre seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde bucal.

Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de um tratamento precoce da doença de periodontite podendo assim evitar problemas futuros como a perda de dentes ou a necessidade de implantes. Este simples exame pode ajudá-lo a conservar seus dentes por toda sua vida.

Quem precisa fazer este exame?

Todas as pessoas precisam fazer o exame de periodontite. Este exame é uma forma de se prevenir contra problemas mais graves como infecções e perdas dos dentes. Se você nunca fez este tipo de exame converse com seu dentista e marque já uma consulta. Prevenir é o melhor tratamento.

Como é feito o tratamento?

Primeiro o periodontista irá controlar a infecção para poder remover a placa. A remoção da placa poderá ser feita através de raspagem, remoção do tártaro (placa), granulação e toxinas da gengiva. A raiz do dente será alisada para eliminar pontos de acúmulo de germes, permitindo que a gengiva fique mais aderida ao dente.

Ainda existe outra alternativa que é o uso de um líquido para higiene bucal contendo uma clorhexidine. Em alguns casos o dentista pode prescrever antibióticos que ajudam a eliminar os causadores da periodontite.

É necessário realizar uma cirurgia periodontal?

A cirurgia pode ser necessária, caso a raspagem e o alisamento não controlarem a infecção, ou se esta estiver muito avançada e incluir perda óssea ao redor dos dentes. A Cirurgia é feita com anestesia local sem causar dores ao paciente. “A cirurgia é realizada levantando-se a gengiva, removendo-se o tártaro e suturando-a de volta no lugar”.

[ voltar ]



Voltar

 
Encontre dentistas no Brasil
Dentistas Brasil Contato | Aviso Legal | Política de Privacidade | Termos de Serviços | Links | ©2007 - 2011 Dentistas Brasil